Coordenador : Érika Cristine Ilogti de Sá
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 398090.2206.377352.14082023
Departamento/Setor: GLC
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O projeto envolve cinco docentes lotados no Setor de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade Federal Fluminense. Esses docentes serão responsáveis por ministrar as aulas presenciais do projeto. À coordenadora, além dessa função, caberá também a função de orientar até dois discentes extensionistas voluntários que assistirão a todas as aulas para poder construir as atividades das oficinas com exercícios, os quais precisam ser passíveis de serem usados nas diversas salas de aula.
Local de atuação: Instituto de Letras - UFF
Objetivo
1. Estimular docentes, principalmente os recém-formados na pandemia, em formação continuada, a adquirir conhecimentos que permitam (re)construir as suas práticas pedagógicas. 2. Fornecer aos discentes das universidades mecanismos para uma revisão de conceitos perdidos ou até mesmo não estudados durante o seu Ensino Médio e que, agora na universidade, se fazem necessários. 3. Oferecer à comunidade universitária uma possibilidade de (re)conhecer suas dificuldades na área e suprir uma carência de anos escolares. 4. Exercitar sobre as categorias morfossintáticas do português, além de possibilitar um aprimoramento nos conceitos gramaticais dos discentes. 5. Promover um conhecimento ampliado para alguns discentes que se interessarem pela área de morfossintaxe do português brasileiro.
Resumo
Este projeto objetiva atuar na Formação Continuada de docentes das redes pública e privada de ensino, em curso presencial, além de contribuir para a atualização dos futuros docentes – estudantes de graduação que, devido ao ensino remoto na pandemia, lidam com déficit de conceituações e percepções em análise morfossintática. O objetivo é ofertar àqueles que não se sentem preparados e aos futuros professores uma série de aulas, em formato de curso de extensão – intitulado Funções sintáticas no nível superior: definições, problematizações e exercícios -, sobre categorias sintáticas e classes, além de duas oficinas sobre como analisar estruturas sintáticas do período simples, na Educação Básica. Nessas aulas e nas oficinas, o objetivo será o processo de aprendizagem das habilidades de Língua Portuguesa prescritas pelos documentos norteadores oficiais, focando na proposta da NGB, e previstas na Gramática Tradicional. As oficinas serão oferecidas por alunos voluntários acompanhados ao longo de todo o projeto pela equipe docente. Eles também acompanharão as aulas para desenvolver, junto à comunidade inscrita, atividades vinculadas ao projeto. Tais ações serão realizadas partindo dos embasamentos teóricos, contudo, o foco não será ensinar teoria linguística, mas sanar recorrentes lacunas dos discentes, futuros especialistas na língua, e em alguns docentes já em atuação no âmbito escolar. Os alunos voluntários receberão acompanhamento separado dos demais para aprofundarem as análises morfossintáticas. Nesse sentido, o projeto contempla ensino e extensão, atingindo a comunidade externa à Universidade. Os materiais de apoio e seus resultados serão publicados em artigos científicos e disponibilizados no relatório técnico final.